Melhore SUAS reações, reflexos e mude sua resposta diante da tensão!

O K R A V M A G A

O Krav Maga não é definida como uma arte marcial, é a reconhecida mundialmente como arte de defesa pessoal. O seu objetivo é ensinar qualquer pessoa, independente de idade, sexo ou preparo físico, a se defender.

O objetivo é criar em todos os praticantes uma resposta imediata para qualquer tio de agressão. No Krav Maga não há competições, nem juízes ou regras, a busca está focada na da integridade física e mental, a competição é interna, sempre buscando o melhor de nós mesmos.

A HISTÓRIA DO KRAV MAGA

Década de 1940: guerra, violência e morte. Era urgente o surgimento de um meio de se manter vivo. Os mais fortes, com um pouco de sorte, sobreviviam, os outros não.

E foi a partir desta necessidade de lutar pela vida que um homem, Imi Lichtenfeld (Z”L), criou um método para sobreviver em meio a todo aquele horror. Percebeu que todas as técnicas de combates e lutas existentes de nada valiam diante daquela realidade. E tendo como ferramenta apenas seu próprio corpo, como que iluminado, percebeu que esta “ferramenta” poderia ser muito poderosa; entendeu que seus movimentos naturais poderiam ser trabalhados para a defesa própria e combate e que os seus pontos fracos e sensíveis também o eram para seus inimigos e adversários, afinal, o corpo humano é o mesmo.

Com esta conclusão, criou uma técnica corporal e espiritual que seria eficiente para qualquer um, independente de força ou preparo físico, idade ou sexo: defender sua vida com aquilo que possuía, sua mente e seu corpo.

Em 1948, com a independência do Estado de Israel, o Krav Maga tornou-se a única filosofia de defesa adotada pelo Tzahal, Forças de Defesa de Israel (IDF), polícia e serviço secreto. Na verdade, o nome Krav Maga surgiu em meados de 1950, sendo chamado até então simplesmente de defesa pessoal, ou ainda de defesa pessoal de Imi. Inicialmente, suas técnicas eram restritas apenas à elite militar israelense, mas a partir de 1964 foi liberado o ensino aos militares em geral e à população civil dentro do Estado de Israel.

Foi nesse momento que seu criador abriu 2 academias, uma em Netanya e outra em Tel Aviv, com a intenção de começar a ensinar a população civil as suas técnicas. 

 

E então, no início de 1968, aparece na academia de Tel Aviv uma criança, de apenas 3 anos de idade, para começar a treinar Krav Maga. Seu nome? Kobi Lichtenstein.

Contudo, a turma não era infantil e a pequena criança ficaria apenas para algumas aulas de experiência, a fim de entender que aquilo ainda não era para ele. Entretanto, esse período de experiência se estendeu, e se estendeu, e se estendeu mais ainda. Hoje, Mestre Kobi já tem mais de 50 anos de Krav Maga.

Em 1971, Imi entrega a primeira faixa preta a Eli Avigzar e realiza o primeiro curso de instrutores. Em 1978, funda a Associação de Krav Maga Israelense. Então, chega a década de 80 e Imi, com a preocupação de dar continuidade à sua obra, transmitindo-a para o resto do mundo e para as próximas gerações, decide selecionar um pequeno grupo que seria treinado e preparado para este fim, do qual o Mestre Kobi é parte integrante. Em 1987, foi liberado o ensino do Krav Maga fora de Israel.

Assim sendo, em 1990, o primeiro faixa preta sai de Israel para difundir o Krav Maga: Mestre Kobi chega ao Brasil, como o único representante da arte na América Latina. 

AS AULAS

Tudo começa com um aquecimento, preparando o corpo para a aula que está por vir. Em seguida, o instrutor ensina a técnica, explicando os seus detalhes e a ciência por trás dos movimentos. Então, é a vez do aluno treinar. E isso é feito através de simulações de situações reais, de modo que são simulados ataques e o aluno irá treinar determinada defesa.

A cada aula, é ensinada uma nova técnica e, aos poucos, o aluno aprende a se defender de diversas agressões que talvez precise enfrentar um dia, como estrangulamentos, agarramentos, socos, chutes, ataques com faca ou outro objetos e até mesmo ameaças com arma de fogo.

A TÉCNICA

As técnicas do Krav Maga são simples, rápidas e objetivas. Elas se baseiam nos movimentos naturais do corpo humano, melhorando as reações que esboçamos naturalmente. Dessa forma, na hora da verdade, quando precisamos reagir sob tensão e medo, torna-se mais fácil realizar as técnicas, já que seria algo bem próximo da reação que faríamos espontaneamente.

Os movimentos são sempre curtos, uma vez que movimentos longos são mais lentos e fáceis de serem vistos. Além disso, atingimos os pontos sensíveis e vitais do corpo do agressor, como olhos, nariz, garganta, região genital, etc. Dessa maneira, eliminamos a necessidade de uso da força bruta e conseguimos igualar o forte, o fraco, o grande e o pequeno.

A técnica é baseada na física, matemática e anatomia humana. Utilizamos a força da explosão e a transferência do peso para aumentar a potência dos nossos golpes. Acertamos o alvo com áreas pequenas no nosso corpo para obter uma maior capacidade de penetração. Atingimos pontos do corpo humano com alta concentração de nervos. Alavancas, bloqueios, desvios. Tudo é cientificamente comprovado e explicado a cada aula.

AUTOCONFIANÇA

O treinamento do Krav Maga, além de ensinar as técnicas, desenvolve a autoconfiança e a coragem do aluno. E isso se estende muito além da reação na rua.

É verdade sim que, aos poucos, perde-se o medo que muitos carregam com si de andar nas ruas. Mas, além disso, perde-se o medo em geral, seja do colega na escola, do chefe no trabalho ou de um desconhecido. E esse é um dos maiores benefícios do Krav Maga: confiar e acreditar mais em si mesmo e na sua própria capacidade.

O CRIADOR

IMI LICHTENFELD (Z”L)

Imi, por toda a vida lutou em guerras e conheceu todas as faces da violência. Enfrentou inimigos, liderou batalhas e mostrou que todos temos a opção de sobreviver à luta, seja ela qual for. Ensinou a homens simples como utilizar o próprio corpo, transformando-os em soldados imbatíveis. A eficácia de seus ensinamentos surpreendeu e sua obra é reconhecida no mundo todo. Sua criação tornou-se a filosofia de defesa do Estado de Israel e de unidades militares de elite ao redor do mundo. O ensino a civis devolve ao cidadão comum a autonomia, mostrando que qualquer um é capaz de se defender de qualquer situação de violência do dia a dia. Imi idealizou, realizou e doou à humanidade seu exemplo, sua postura, seus ensinamentos e sua força: o Krav Maga.

TÉCNICAS ESPECIAIS

USO DO BASTÃO COMO INSTRUMENTO DE DEFESA E ATAQUE:

A utilização do bastão na defesa pessoal começou antes da década de 1940, pelos grupos de defesa que lutavam pela independência do Estado de Israel. Na época, este conjunto específico de técnicas dos segredos do bastão era conhecido popularmente de “Kapap” O uso de armas de fogo era proibido pelo mandato britânico que dominava a região naquele período, o que transformou o bastão em um importante instrumento de defesa e ataque

FACA EM COMBATE

As técnicas de combate com faca foram elaboradas por Imi seguindo as mesmas bases de toda a filosofia do Krav Maga, e foram criadas para uso exclusivo e específico em situações militares. Sua eficiência foi comprovada na Guerra de Independência do Estado de Israel em 1948, e em todas as guerras e operações especiais realizadas pelos grupos de elite das forças armadas israelenses. Estas técnicas são restritas aos grupos especiais da elite militar israelense e pouquíssimas pessoas, mesmo em Israel, tiveram a honra de conhecê-las, condição absoluta e irredutível até os dias de hoje.

AMEAÇA COM ARMA DE FOGO

A ameaça com arma de fogo, seja pistola, revólver ou mesmo fuzil, desde os anos 70 é uma situação comum.

SISTEMA DE GRADUAÇÃO

O ensino do Krav Maga no mundo civil segue um sistema de graduação por cores de faixas. Já os cursos no mundo da segurança, por outro lado, não obedecem a este esquema de graduação.

Seguindo a divisão por faixas, podemos dividir o ensino do Krav Maga em 2 partes: a primeira que vai da faixa branca à faixa azul, onde se aprende as técnicas de defesa pessoal; e a segunda, que vai da faixa azul à faixa preta, onde se aprende as técnicas de combate corpo-a-corpo, técnicas de combate militar e exercícios mais complexos.

FASE INICIAL

Nesta fase inicial, é importante aprender os movimentos com muita atenção em seus detalhes. Vamos encontrar os primeiros movimentos de soltura e ataques, e a maioria destes podem ser aplicados em qualquer tipo de agressão à curta ou média distância. Deve-se praticar os golpes várias vezes, em movimentos lentos. Em seguida, tendo assimilado os exercícios em todos os seus detalhes, aumenta-se a velocidade ao máximo possível. E lembre-se: apenas a repetição do exercício resultará, de forma crescente, em um melhor desempenho.

FAIXA AMARELA

Nesta etapa, serão ensinados os primeiros movimentos de defesas contra socos e chutes, além de mais solturas e imobilizações em geral. Aqui, o aluno começa a aprender a “ler” o inimigo, percebendo suas intenções e movimentações, e reagindo contra.

FAIXA LARANJA

Aqui o aluno deverá ter total domínio das técnicas já ensinadas, sendo capaz de usá-las com muita eficiência e velocidade. Ele irá aprender exercícios mais complicados para curtas distâncias, o que exigirá uma reação muito mais rápida. É uma fase de transformação do aluno, um divisor de águas. O número de técnicas é grande e sua complexidade aumenta gradativamente. Aqui, vemos os ataques mais comuns e complicados serem solucionados de forma simples, e o aluno deve estar preparado para isso. No final, terá os primeiros contatos corpo-a-corpo.

FAIXA VERDE

Se nas primeiras fases o aluno aprendeu solturas e ataques, aqui irá encontrar defesas ainda mais rápidas e objetivas para esses ataques. Aumenta-se a dificuldade do preparo físico e há uma busca de mais velocidade nos movimentos. Afinal, irá encontrar os primeiros exercícios contra armas brancas, como facas e bastões.

FAIXA AZUL

Nesta etapa, serão ensinados os primeiros movimentos de defesas contra socos e chutes, além de mais solturas e imobilizações em geral. Aqui, o aluno começa a aprender a “ler” o inimigo, percebendo suas intenções e movimentações, e reagindo contra.

FAIXA MARROM

Além dos exercícios contra dois, três ou mais atacantes, o aluno irá adquirir os primeiros conhecimentos básicos de combates militares corpo-a-corpo.

FAIXA PRETA

Abraça todo o conhecimento do Krav Maga. Para chegar nela, o praticante deve demonstrar extrema habilidade física e técnica, além de controle emocional, postura e caráter. É aqui que se aprende defesas de ameaças com fuzil e granada, técnicas antiterror, filosofia militar e situações com reféns, saindo da simples defesa pessoal e protegendo também o próximo. É dividida em 5 dans e, ao final, encerra-se a matéria do Krav Maga.

FAIXA VERMELHA E BRANCA

Esta é uma graduação de honra. O praticante não é mais avaliado técnica ou fisicamente, mas sim pelo que fez em prol do desenvolvimento do Krav Maga. Esta etapa inclui o 6º e o 7º dan.

FAIXA VERMELHA

A partir do 8º dan, a faixa vira vermelha. A última graduação do Krav Maga é a faixa vermelha 10º dan, que caberia a quem fosse nomeado o sucessor do criador do Krav Maga. Contudo, Imi, antes de seu falecimento, não nomeou sucessor.

A prática do KRAV MAGA é para todos, entenda a base do módulo de ensino

AS PRIMEIRAS AULAS

Os primeiros passos na prática de uma modalidade passa pela preparação e adequação física, inserindo seu corpo a uma nova formatação de movimentos e reações que se tornarão naturais e instantâneas, você receberá o cuidado e o ensino para esta preparação.

APRENDER KRAV MAGA

O desenvolvimento e capacitação na prática de cada técnica e de cada movimento se dá com o tempo e com a dedicação, além de toda estruturação física e técnica, fica inserido na capacitação do aluno o conhecimento teórico e histórico do Krav Maga

ALUNOS AVANÇADOS

Nesta fase, o aluno precisa apresentar velocidade, coordenação motora e força de explosão. A partir da faixa azul, o aluno encontra pela primeira vez defesas contra armas de fogo e entra na segunda etapa de aprendizado, a parte de combate corpo-a-corpo, com ou sem a ajuda de armas ou objetos.

METODOLOGIA SÉRIA DE ENSINO

A academia de KRAV MAGA Santo André Team Nogueira, como em toda em estruturação do seu ensino, traz consigo base sólida e profissional, sob o olhar da FEDERAÇÃO SUL AMERICANA DE KRAV MAGA, Gran Mestre Kobi Lichtenstein, Professor Mário Franco e Instrutores Evandro Ferro e Reinaldo Silva.

A FEDERAÇÃO SUL AMERICANA DE KRAV MAGA é uma das maiores organizações de Krav Maga do mundo, legitimando a prática do Krav Maga, resguardando a pureza, técnica e filosofia da arte tal qual ela foi criada. 

Você já sabe onde estamos, então vem fazer sua mudança de vida!

FALE CONOSCO.

Envie sua mensagem pelo nosso WhatsApp, se você chegou até aqui é porque já decidiu que não quer ficar parado e merece uma vida extraordinária.

Por isso, entre em contato conosco que sabemos como transformar sua vida!

TELEFONE

(11) 4427-3660 

UNIDADE 01

Av. Industrial, 591

Bairro Jardim, Santo André – SP. 

CEP: 09080-510

plugins premium WordPress