CRÔNICA – Um dia de treinamento: Tudo que eu aprendi fazendo Funcional, Muay Thai e Jiu-Jitsu no mesmo dia

Eu não sou nenhuma atleta profissional. Por muitas vezes eu derrapo na dieta e enfio o pé na jaca. Eu sou uma pessoa comum, tento manter o foco, não misturar os carboidratos, não comê-los à noite, restrinjo o refrigerante (estou tentando eliminar, mas não é um processo fácil), tenho experimentado as dores e os amores do jejum intermitente, claro que com acompanhamento nutricional.

Eu sou uma pessoa consciente e aprendi uma coisa muito interessante ao praticar artes marciais na Team Nogueira: a disciplina. Eu sei que vocês devem estar cansados com esta história de disciplina, por muitas vezes não paramos de falar sobre isso, mas é que talvez você não esteja a vivenciando na prática. Quando nós falamos de disciplina, englobamos tudo. Desde as simples tarefas do dia a dia que são feitas com mais afinco, até valores morais, etc.

E por falar em tarefas diárias, comer é uma delas. E, eu descobri que artes marciais te disciplinam na alimentação. Sim, acontece um start no seu cérebro e você começa a selecionar o que é bom ou não para você comer. Além disso, quando você começa uma modalidade, quer fazer outras, quer aprender mais e mais. Foi assim comigo e espero que seja assim contigo também.

Esta semana, por exemplo, eu experimentei um treino de funcional com o nosso professor de Ed. Física, Jefferson, da Team Nogueira Recreio. Famoso por pegar pesado com os alunos, claro que no bom sentido, o professor Jefferson, além de ser muito dedicado, é muito técnico. Nada do que eu fiz em sua aula deixou de ter uma explicação dos motivos pelos quais era essencial realizar aquele exercício.

Confesso que cansei. Até para mim, ex-bailarina clássica, manter o equilíbrio em algumas atividades foi deveras complicado. Mas, se você insistir mais um pouquinho, o corpo aguenta. Nossa fantástica máquina está pronta para ser modelada exatamente à maneira dos nossos hábitos. Se saudáveis, bônus para a nossa saúde.

Uma hora depois do treino de funcional eu resolvi que ia descansar um pouco para pegar o cotidiano treino de Jiu-Jitsu com o mestre Fábio Soró. Mas, não foi bem assim porque o mestre Baiano me viu de bobeira assistindo a uma aula e tratou de me convidar para o Muay Thai. Okay… Eu acho que sou capaz e fui lá desferir alguns jabs, diretos, cruzados e ganchos.

O braço queima, sim! Ele queima, mas a sensação é tão boa. Imagine que são as gorduras queimando e está tudo certo. Vamos nessa. Isometria com peso em mãos? Sim, por que não?! Mestre Baiano e o seu 02 Daniel sabem o que fazem e dedicaram um bom tempo ensinando à sua nova aluna alguns golpes muito bons. Então, eu cansei e pensei: “- Ainda tem o Jiu-Jitsu e eu não posso decepcionar o mestre”.

Ok, rashguard em punhos, faixa e kimono. Reverenciei o dojô e entrei para aprender um pouco mais. Nosso atleta Gabriel Maia começou a me ensinar movimentos de raspagem para guarda que eu me apaixonei e pensei: “- Ainda bem que eu vim para aula senão eu ia perder essa!”.

Moskito como sempre estava lá pronto para dar um rola comigo. Aprendemos um bocado e eu cansei de novo. Cansei, mas não desisti. Da mesma forma que não desisti quando o mestre Soró veio rolar comigo e eu não consegui sair da guarda dele. Três vezes eu cometi o mesmo erro e não soube sair. Mas, tudo bem. Ele é faixa preta e sabe o que faz!

Mas, o que eu aprendi com isso? Aprendi que se eu tivesse colocado a minha perna sobre a dele, teria conseguido passar a guarda e que era isso que ele queria que eu fizesse quando, três vezes, repetiu o movimento me dando a chance de acertar. Okay… Não acertei dessa vez. Haverão outras para eu me lembrar da perna no lugar certo e na hora certa!

E o que eu aprendi neste dia de treinamento? Aprendi que a gente pode encontrar tempo para tudo, mesmo quando trabalhamos muito e o dia parece ter menos que 24 horas. Basta ter em mente uma pequena e simples palavra de quatro letras: FOCO.

Oss!

Sawadee Kaa!

**Tamyris Torres é Jornalista, Assessora de Imprensa da Team Nogueira e Pós Graduada em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte.

 

CONHEÇA TODOS OS PROGRAMAS DE TREINOS DISPONÍVEIS NA TEAM NOGUEIRA SANTO ANDRÉ, AGENDE HOME MESMO SUAS AULAS EXPERIMENTAIS ATRAVÉS DO TELEFONE (11) 4427.3648 OU WHATSAPP (11)94031.3225