Não Consegue Treinar? Seu Cérebro Pode Estar Te Sabotando

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística, IBGE, de 2015, são alarmantes: 38,7% dos homens e 37,8 % das mulheres não treinam alegando falta de tempo ou simplesmente não gostam ou não querem praticar uma atividade física. A consequência disto é uma população cada vez mais obesa, com pouco tempo para se alimentar de forma saudável e sem cuidar da sua saúde de maneira eficaz, não é à toa que a OMS, Organização Mundial de Saúde, já considera a obesidade como uma doença epidêmica em todo o mundo.

Se todos nós sabemos que para fazer a manutenção da saúde é preciso praticar atividades físicas, então por que a grande maioria das pessoas não coloca esta rotina em prática? Falar de atividade física, qualidade de vida e o que a prática de esportes pode trazer de retorno positivo na vida de uma pessoa sempre esteve em alta. A importância de assumir uma vida saudável, buscar um envelhecimento tranquilo, se dedicar a um esporte e conquistar a sua liberdade e saúde não é mais novidade para ninguém. Contudo, mesmo assim, os dados científicos acima descrevem outra realidade: os brasileiros não querem se exercitar mesmo sabendo que faz bem pra saúde.

Um dos principais motivos para que isso ocorra é que o cérebro humano é o órgão mais preguiçoso do corpo humano. E esta afirmação vem de uma pesquisa séria da Universidade Simon Frase, no Canadá, que basicamente descobriu que o nosso cérebro automatiza grande parte da nossa rotina e tenta – literalmente – sabotar todas as novas atividades que tentamos introduzir. Sendo, assim se você é sedentário, terá muitas dificuldades em iniciar uma atividade física. A menos que você persista ao longo dos dias até que a sua mente comece a entender que agora ela possui determinada rotina de se exercitar e passe a programar este registro nas suas atividades diárias.

O cérebro é realmente algo maravilhoso. Tal pesquisa, publicada na Current Biology, definiu que, segundo matéria na BBC Brasil: “Fornecemos uma base psicológica para essa preguiça ao demonstrarmos que mesmo em um movimento bem comum como andar, o sistema nervoso monitora, de maneira subconsciente, a energia usada e vai, continuamente, aprimorando e reaprimorando os padrões, em um exercício constante para se mover da maneira mais barata, com menos gasto calórico, possível”, afirmou o professor de fisiologia Max Donelan, que é co-autor do estudo.

Então, o que o sedentário pode fazer para REPROGRAMAR SEU CÉREBRO?

Primeira coisa é não desistir e ter plena consciência que a sua saúde é mais importante. Depois disso é preciso continuar a treinar. Persevere nos primeiros dias de treino e não deixe a peteca cair, é importante mostrar para o seu cérebro quem está no comando e entender que este investimento na preguiça é uma questão momentânea que vai acabar conforme as semanas de práticas de atividades físicas, pois depois com o tempo, o seu cérebro vai começar a liberar substâncias como a endorfina, hormônio responsável pelo prazer, após o treino e isso fará com que o corpo e a mente sintam-se felizes na manutenção da saúde por meio das atividades físicas.

O segredo é a diversão! Faça o que você gosta e este processo vai se tornar muito mais fácil. São inúmeras as opções de atividades que podem ser incluídas no dia a dia de cada um para que iniciem a prática de atividades físicas, ainda mais considerando atividades extremamente democráticas como caminhada, ciclismo, futebol, etc. No resumo, as opiniões e respostas são similares, porque geralmente a afirmação de falta de tempo é uma desculpa para quem geralmente não tem interesse para a prática de um esporte ou atividade física.Estas desculpas ou afirmações são geralmente criadas porque na opinião geral destas pessoas, a prática de atividade física se torna uma obrigação, é sofrível, não prazerosa, as vezes solitária e não é da natureza humana estar condicionado ou obrigado a algo.

Todas estas respostas mudam quando conversamos com os alunos da academia TEAM NOGUEIRA e os motivos para esta mudança são bem simples, a metodologia de ensino sistemática criada como filosofia dos irmãos Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro, grandes ícones e ídolos do esporte brasileiro, apresenta o esporte com extrema DIVERSÃO e PRAZER, em um ambiente familiar onde todos podem praticar JIU JITSU, BOXE, MUAY THAI, CROSSFIT, além de programas exclusivos para crianças JIU JITSU KIDS e MUAY THAI KIDS e o revolucionário  programa só para mulheres, o LADIES CAMP.

”Entendemos que nossos alunos procuram um motivo para treinar, para querer praticar esportes e nós damos este motivo, todo ambiente favorece uma relação social muito agradável com os amigos de treino, os atletas profissionais professores da TEAM NOGUEIRA fazem com que cada aula seja uma experiência única de evolução pessoal e inserção ao esporte, respeitando o desenvolvimento individual de cada praticante. Com isso, transformamos a obrigação do treino em vontade de treino, eliminando qualquer desculpa que possa ser criada para não praticar esportes”, ressalta Rogério Minotouro.

O que acontece é que uma pessoa que se diverte se dedica mais, quando se vive nosso ambiente aumenta a vontade de se desenvolver e obter melhores resultados, naturalmente novas escolhas são tomadas no dia a dia, hábitos mais saudáveis são assumidos e a saúde toma conta do sedentarismo.

Na academia TEAM NOGUEIRA, os números e estatísticas são outros, são vários casos de eliminação de 15, 20, 45 kg após um curto espaço de tempo treinando, são várias pessoas melhorando sua mobilidade, esquecendo dores nas costas porque estão mais fortalecidas, também somos felizes por ver inúmeros alunos alegres por eliminar o seu stress do dia a dia, alunos que começaram os treinos por indicação médica e hoje são donos de uma nova vida.

Conheça nossa diversão em praticar esporte e atividade física como você nunca viu.

Marque hoje mesmo suas aulas experimentais para qualquer modalidade através do nosso telefone ☎(11) 4427 3648o  e Whatsapp 📱(11) 940313225 para você escolher qual modalidade tem mais a ver contigo e sua filosofia de vida e faça parte da família Never Quit, que Nunca Desiste!